Já todas ouvimos falar que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Um bom pequeno-almoço vai fornecer ao teu corpo uma energia duradoura e uma saciedade que te vai ajudar a evitar os excessos à hora de almoço, e será imprescindível para que faças escolhas saudáveis durante o resto do dia. Cada refeição é igualmente importante à sua maneira, e não basta tomar o pequeno-almoço, há que fazer as escolhas certas.

Aqui ficam os 4 principais erros que cometemos ao pequeno-almoço e como corrigi-los:

1.Exageraste na noite anterior e não tomas o pequeno-almoço
Na verdade, “saltar” o pequeno-almoço é uma prática comum, entre pessoas que exageraram na noite anterior. Acordar e sentir-se inchada, leva muitas vezes as pessoas a evitar as calorias do pequeno-almoço e deixar seus corpos recuperarem até o almoço. Isso geralmente, corre mal, porque a maioria das pessoas acabam com fome à hora do almoço e acabam por comer demais. Também tendem a fazer escolhas menos saudáveis ​​por causa da fome excessiva que sentem e pensam que não há problema em comer muito porque saltaram o pequeno-almoço.

A solução: Escolhe um alimento rico em fibras (como a fruta, e meia chávena de aveia) e combina com a proteína (iogurte grego ligeiro, ovo cozido, queijo fresco magro, ou uma colher de sopa de manteiga de amendoim) e torna-o no teu café da manhã. Este pequeno-almoço deve conter cerca de 200 calorias, por isso é pequeno o suficiente para que te sintas leve, mas  ainda assim fornece energia. Também é grande o suficiente para que não tenhas um apetite excessivamente voraz à hora do almoço e assim não vais sucumbir aos desejos e abusar novamente ao almoço.

2. Saltas o pequeno almoço, mas bebes café.
Podes pensar que salvaste calorias ao enganar o teu corpo em sentir-se cheio, mas uma vez que a cafeína desaparece, vais sentir fome e começar a procurar comida real. Não podes enganar o teu corpo por muito tempo, até que ele te peça uma verdadeira fonte de combustível. Além de ficares cansada, o apetite será voraz. Quando estás cansada, ficas mais propensa a fazer escolhas alimentares pobres e a comer demais. É mais difícil de recusar a pizza e batatas fritas em vez de uma salada ao almoço.

A Solução: Começar pela solução do erro # 1. Vê como te sentes a meio da manhã e ao almoço. Não tens que abandonar o teu café, mas tens de dar combustível ao teu corpo, também. Faz boas opções para habituares lentamente o teu corpo a um bom pequeno-almoço: ovos (ou claras) mexidos, e um pedaço de pão de trigo integral ou mistura; uma colher de sopa de manteiga de amendoim com uma banana; ou meia chávena de mirtilos com iogurte grego ligeiro.

pequenoalmoco4

3. Cortas na proteína
9 em cada 10 vezes, este pequeno-almoço vai deixar-te com fome a meio da manhã, não vais conseguir concentrar-te, e estas falhas de energia vão levar-te a cometer erros à hora do almoço. Porquê? Simplesmente porque não ingeriste proteína suficiente. A proteína leva mais tempo para digerir e ajuda a impedir que sintas fome antes da hora.

A Solução: Consumir no mínimo 10 gramas de proteína (idealmente mais). Mesmo que adiciones um copo de leite aos teus cereais, isso representa apenas 8 gramas de proteína. Se queres um cereal rico em fibras, tenta juntar um iogurte grego ligeiro, que tem cerca de 15 a 17 gramas de proteína (e cuidado com o açúcar presente nos cereais). Considera outras opções ao teu pequeno-almoço como por exemplo, os ovos uma vez que, é uma escolha de pequeno-almoço mais saciante.

4. Não ingeres fibra suficiente
Se escolhes grãos refinados ou escolhes apenas alimentos de proteína ao pequeno-almoço (como os ovos), o teu pequeno-almoço provavelmente inclui muito pouca fibra . E porque é que isto é um problema? Aqui está a explicação:

– A fibra normalmente vem com um hidrato de carbono de qualidade, que é necessário para alimentar o teu cérebro, evitando a necessidade de comer e ajudando a evitar ânsias.
– A fibra ajuda a expulsar os detritos e restos de toxinas da noite anterior.
– A fibra ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue.

Solução: Concentra-te em comer alimentos cheios de fibra. Aponta para um mínimo de 5 gramas de fibra. Adiciona bagas e/ou fruta e pensa em juntar outras fontes extra de fibra no teu café da manhã (como por exemplo sementes).

Deixe uma resposta

Casaco Elma Bordô + 3 Items
Comprado por Catarina Duarte de Lordelo do Ouro - Porto, Portugal
 
Casaco Adeline Cinza
Comprado por Sofia O'Neill de Setúbal, Portugal
 
Calças Melissa Preto - S
Comprado por Ana Campos de Malveira, Portugal
 
Blusa Eve Verde Tropa
Comprado por Rita Curralo de Guarda, Portugal
 
Calças Melissa Preto - M + 1 Item
Comprado por Elisabete André de Alfragide, Portugal